sexta-feira, 1 de abril de 2016

A RELIGIÃO COMO FÉ E CIÊNCIA



Pode parecer estranho e, para muitos, paradoxal e incoerente, mas há uma estreita relação entre a religião e a ciência. A religião, assim como a ciência, busca responder às perguntas mais intrigantes do ser humano. O estudo da religião como ciência busca conhecer cada vez mais as diferentes possibilidades de entender e interpretar os seres humanos e o mundo.

Fomos criados e dotados de múltiplas capacidades para a vida. Isso significa que a morte não faz parte do propósito do Criador, que ela não é algo óbvio e natural. Por isso, também não é da vontade do Criador que existam a dor, o sofrimento, as injustiças e toda parte de tristezas e tragédias na vida humana.

As religiões surgem enquanto necessidade do ser humano se relacionar com o Divino. Acreditar que possa ser possível responder aos seus anseios mais profundos. Compreender-se e encontrar-se no contato com o sobrenatural, irracional, às vezes ilógico, e imaginar formas de RELIGAR-SE com um SER SUPREMO. Perseguir em plenitude a coisa mais valiosa e insubstituível que temos – A VIDA.

A vida é sempre uma grande dádiva, um presente que deve ser preservado e bem cuidado em todas as situações cotidianas. A vida precisa estar diretamente ligada com a consciência inerente aos seus valores e significados. Algo que vale tanto para mim, como também para o meu semelhante.

Como bem ensinou um dos maiores pensadores da filosofia medieval no século XIV, o frade e místico dominicano, Mestre Eckhart: A hora mais importante é sempre o presente, a pessoa mais importante é sempre aquela que está na tua frente neste momento, a obra mais importante é sempre o amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário